Com apoio da DHEO Consultoria, a empresa estrutura princípios e práticas para garantir eficiência, engajamento e competitividade
Segundo pesquisa global da PwC, 76% dos executivos brasileiros consideram a cultura organizacional prioridade para atrair e engajar talentos, além de impulsionar inciativas de mudanças bem-sucedidas a longo prazo. Atenta a esse cenário, a Vapza, referência nacional em alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor, decidiu transformar sua cultura em ativo estratégico.
Os objetivos são claros: sustentar um ciclo de crescimento acelerado, expandir mercados, garantir alinhamento e consistência dos colaboradores e atingir as metas ambiciosas até 2030. O projeto foi conduzido pela DHEO Consultoria, responsável por desenhar e implementar uma “Cultura Alvo” que traduz, em princípios e comportamentos observáveis, o DNA da empresa.
Cultura forte
Para Enrico Milani, CEO da Vapza, o desafio era conciliar a essência de proximidade que sempre caracterizou a companhia com processos mais claros e estruturados. “Nossa cultura sempre foi próxima, colaborativa e forte, mas também informal. Estruturá-la é essencial para garantir eficiência e engajamento em um momento de crescimento, preservando nossa identidade, mas com processos mais claros e sustentáveis”, explica. “Com o apoio do trabalho da DHEO, mais clareza, alinhamento e organização nas rotinas e na comunicação já são perceptíveis, e as lideranças estão mais conscientes de seu papel na formação da cultura, trazendo maior previsibilidade e foco nas prioridades”, completa.
Harmonia organizacional
Adeildo Nascimento, CEO da DHEO Consultoria, explica que o processo de transformação cultural teve início a partir de um diagnóstico cuidadoso da percepção dos colaboradores. “O direcionamento estratégico precisa, sim, vir de cima para baixo. Ouvimos os colaboradores para compreender o ambiente existente, mas a definição do modelo desejado precisa partir da liderança. Uma cultura forte e sólida nasce da visão do dono do negócio. Nosso papel foi criar ferramentas, capacitar lideranças e integrar percepções, garantindo que a adesão acontecesse de forma orgânica e consistente”.
No caso da Vapza, acrescenta Adeildo, essa clareza cultural é essencial para manter o padrão de qualidade e, ao mesmo tempo, fomentar o crescimento da empresa. “Criamos espaços seguros para conversas francas, mostramos a conexão entre as mudanças e os benefícios para o dia a dia de cada um, e valorizamos conquistas rápidas (quick wins) para gerar confiança”, descreve. Os números confirmam a relevância dessa aposta, empresas com cultura forte são mais propensas a aumentar a receita anual. A Harvard Business Review aponta que colaboradores engajados são 87% menos propensos a deixarem a organização. No Brasil, dados do IBGE indicam que negócios com cultura positiva reduzem a rotatividade em até 30%.
Sobre a Vapza Com mais de 30 anos de história, a Vapza é uma empresa líder em inovação na produção de alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor no Brasil. Baseada em premissas ESG, oferece alimentos esterilizados, saudáveis e saborosos A companhia está presente em mais de 18 mil pontos de venda, disponibiliza seus produtos aos consumidores finais em redes supermercadistas e também atua na indústria food service. Certificada como Empresa B, a Vapza possui fábrica aterro zero, valoriza pequenos produtores locais e exporta para 14 países, incluindo Alemanha, Estados Unidos e Canadá, seguindo padrões internacionais de qualidade com certificações como BRCGS, Kosher, Vegan e Orgânico. Para mais informações, visite o site
Sobre a DHEO Consultoria
Fundada em 2011, a DHEO Consultoria transforma culturas organizacionais para alinhar valores e propósitos empresariais. Especializada no tema, oferece consultoria interina ou modular, além de treinamentos e soluções personalizadas. Reconhecida no mercado, a empresa participa de projetos estratégicos para organizações nacionais e multinacionais, sendo pioneira no Brasil em abordagens profundas e completas de cultura organizacional. Como um “alfaiate” da cultura empresarial, a DHEO trata cada cliente de forma única, desenvolvendo soluções sob medida para seus desafios e objetivos. Dentre os clientes já atendidos pela DHEO, estão: Gold Food Service, Jacomar, Group Akiyama, Marema Coatings, Rent Cars, Kito Crosby, Sistema Ailos, Expresso São Miguel, Grupo Proxys, Lafort e Vapza Alimentos.
Mais informações: https://dheoconsultoria.com.br