O Summit Cultura Organizacional, promovido pela DHEO Educação, braço educacional da DHEO Consultoria, terminou com um movimento estratégico: o lançamento da Jornada de Carreira DHEO e a consolidação de uma comunidade dedicada ao tema. No encerramento, Adeildo Nascimento e Joyce Scoto apresentaram diagnósticos, oportunidades e novos caminhos para quem deseja atuar no ecossistema de cultura organizacional.
Adeildo Nascimento abriu a conversa defendendo a cultura como o principal diferencial competitivo das empresas. “Cultura organizacional é o diferencial não replicável”, afirmou. Para ele, a raiz dos fracassos em projetos culturais está menos na metodologia e mais nas barreiras internas. “O principal problema é a dificuldade de comunicação e colaboração entre os envolvidos. Muitas vezes, o RH cria uma barreira e impede o contato direto com o dono do projeto, que é essencial para o sucesso”.

Cultura e engajamento
Segundo Adeildo, a falta de profissionais de RH com experiência em cultura e engajamento também compromete resultados. Ele relatou casos em que o projeto ficou “desamparado” pela ausência dessa atuação estratégica e defendeu a formação de novos especialistas. “Quando passamos a oferecer formações em projetos culturais, vimos o entusiasmo das pessoas pela área. Houve gente que até mudou de carreira”, contou. Ele descreve o mercado de cultura organizacional como um ‘oceano azul’, com enorme potencial para quem reúne conhecimentos em gestão, tecnologia e psicologia.
Adeildo também reforçou que vender um projeto cultural exige transparência. “Eu não vendo o projeto dizendo que não vai errar. Eu vendo a possibilidade real de implantar cultura com quem está interessado”, disse.
O evento marcou o início de uma comunidade com quatro pilares (clientes, parceiros, interessados e a própria comunidade), visando aproveitar as oportunidades de escala global, como o sucesso de um diagnóstico cultural realizado para uma empresa americana. “As oportunidades são gigantescas, e queremos que todos vocês façam parte disso”, afirmou, adiantando que 2026 trará novas formações, eventos e workshops.

Comunidade organizada
A estrutura de crescimento e relacionamento da DHEO se baseia em uma comunidade organizada em quatro pilares estratégicos, cada um com um papel definido para impulsionar a marca e seus projetos de cultura organizacional. O Business Feeder atua como a principal porta de entrada comercial, sendo responsável por trazer oportunidades qualificadas que estejam alinhadas ao portfólio de consultoria e educação da empresa.
Para aumentar a capacidade de entrega e manter a flexibilidade operacional, a DHEO conta com o Consultor Parceiro, que participa de projetos sob demanda. A aplicação e a escalabilidade da metodologia DHEO nos projetos são garantidas pelo Consultor Associado, que atua ou lidera as iniciativas, sendo o pilar central da operação de projetos. Por fim, o Sócio é o dono regional da marca, focado em expandir a presença e a escalabilidade nacional da DHEO no mercado.
Formação para líderes
Na segunda parte do encerramento, Joyce Scoto apresentou o braço educacional da empresa. “Quero apresentar a DHEO Educação, que surge para contribuir com treinamentos, acessos e informações”, disse. Ela anunciou uma nova formação para líderes, prevista para 2026, totalmente dedicada à cultura organizacional. “Essa formação vai trabalhar fundamentos culturais e a importância de engajar os desenvolvedores. Surgiu porque percebemos a dificuldade de engajamento nas turmas anteriores”.
Joyce explicou que a formação será oferecida como um produto com módulo-base fixo e personalizações estratégicas. “A gente vende o produto como uma ‘compra’. O módulo principal não muda, mas adaptamos a estratégia conforme a necessidade do cliente — é o nosso ‘macete’”, afirmou. A personalização ocorrerá no hot seat, uma sessão ao vivo que simula desafios reais da empresa contratante. “É da teoria para a prática. Os participantes trazem seus dilemas e analisamos coletivamente”.

Conexão e alinhamento
A executiva reforçou a importância da conexão e do alinhamento cultural para o crescimento profissional. “Se conectar com a cultura organizacional da DHEO representa fortalecer a cultura pessoal e a importância de estar em um ambiente que compartilhe a mesma linguagem e ofereça oportunidades de crescimento”.
A DHEO Educação oferece soluções como formações (turmas abertas ou in company), treinamento, assessments e projetos específicos (como pesquisa de clima, avaliações de competências e programas de liderança).
E, por fim, Joyce pontuou a metodologia estratégica de desenvolvimento de líderes e equipes que segue três fases: definição da cultura-alvo (comportamentos e competências), construção do programa de desenvolvimento e construção da experiência do colaborador.
Texto: Básica Comunicações
Foto: Eduardo Scoto
